Câmara recebe nota máxima em análise de Transparência feita pelo MP

Levantamento com base no ENCCLA – Ranking da Transparência - avaliou diversos itens do site da Câmara Municipal de Ribeirão Preto
Câmara recebe nota máxima em análise de Transparência feita pelo MP

Fotos: Aline Pereira / Newton Barbosa

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto recebeu nota 10 em análise feita pelo Ministério Público com base no ENCCLA, relatório anual criado para avaliar a adesão dos portais de Estados e Municípios à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Acesso à Informação.

A avaliação levou em conta 18 itens relacionados à transparência do portal como ferramentas de pesquisa, receita dos últimos seis meses, divulgação da remuneração de funcionários e vereadores de forma individualizada, licitações e contratos.

Essa é a primeira vez que a Câmara de Ribeirão atinge a nota máxima e não é apenas isso, comparada a última avaliação, no ano de 2016, quando atingiu 3 pontos, a nota foi triplicada.

Para o presidente do Legislativo, vereador Igor Oliveira (MDB), o resultado é fruto do trabalho expressivo que a Câmara tem feito para ampliar todas as medidas de transparência com novas ferramentas, facilitando e incentivando a procura por informações.

"Essa nota é a maior demonstração de todo o respeito, zelo e comprometimento do nosso trabalho com a Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Nós democratizamos e modernizamos o acesso das pessoas ao nosso portal, ampliando em 100% a transparência do site. Uma ferramenta fundamental para que a população acompanhe, fiscalize e participe de tudo o que acontece no legislativo" – disse Igor.

Em seu despacho, o promotor da Cidadania Sebastião Sergio da Silveira, enalteceu a maneira como a CMRP conseguiu avançar no sentido de tornar pública todas as suas informações.

Durante o tempo de tramitação do presente procedimento foram observados vários avanços, sempre no sentido de dar transparência à gestão e administração do Poder Legislativo Municipal. O último relatório acostado aos autos (fls. 109/112) indicou que o sítio eletrônico da Câmara Municipal de Ribeirão Preto atende a todos os requisitos de transparência e acessibilidade às informações, conclusão que permitiu a atribuição da nota máxima, ou seja, nota "10", no formulário desenvolvido pela ENCCLA.

Por Assessoria Presidência